Tim Van Damme Inspired by Tim Vand Damme

Network

free counters

Blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Você é um nerd?


O que faz de nós sermos geeks? Saber usar o computador melhor do que os outros? Decorar as falas dos personagem da trilogia de Star Wars? Ter um Iphone? Contar as horas pra chegar em casa e meter a cara no computador? Fazer questão de gastar a grana em algum software novo bombástico? Ter pais tão nerds quanto? Ou é viajante demais pressupor que ser nerd é a chamada hereditariedade especifica?

"Quatro-olhos, aparelho nos dentes, introspectividade"
Nerds NÃO SÃO TODOS anti-sociais. Aquela imagem que nos vem à cabeça de um garoto que usa óculos, aparelho, que se veste mal e que ainda tem acne, nem sempre é regra. Conheço garotos que são assim, mas em questão de 'nerdeza' eles não estão com nada. Tudo é relativo, pois caso você conheça algum nerd que tenha essas características citadas acima, naturalmente crê que ele é uma pessoa tímida, fechada, pacata e que prefere naturalmente se esconder do mundo, só ele e o computador (ou então ele e um livro grosso), por sentir vergonha de seu estereótipo.

E quem disse que todos os nerds tiram notas boas na escola?
Vou dizer uma coisa: meu melhor amigo é um nerd assumido e só de olhar para ele e de conversar um pouco você sente aquele peso de conhecimento caindo sobre você juntamente com um humor áspero mas que para ele é, não só cômodo, divertido inclusive. Estamos cursando o nosso último ano escolar e no final do ano já estaremos formados. Além de citar que ele vai fazer algo na área de informática, há outra coisa bem engraçada: as notas dele estão indubtavelmente preocupantes. Claro que eu não posso falar nada, mas eu sei que eu só tenho uma energia geek dentro de mim porque foi ele quem me influenciou durante anos. Claro que não é porque você é nerd que tem que tirar notas altas na escola ou na faculdade, gente. Não vamos confundir nerd e CDF, muito menos sermos ignorantes e dizer que é tudo a mesma coisa. Não vivemos mais no tempo em que nerd era xingamento e vários tabus foram estraçalhados, então por favor, né? Tire então suas próprias conclusões sobre isso. Acha que um nerd precisa tirar notas altas na escola?

E as garotas?
Nós, garotas, que desde sempre proporcionamos fascínio nos homens, também temos os nossos momentos de conhecimento geral ou então aquele momento de: "Cara, eu preciso muito comprar aquele livro!" ou então aquele clássico do: "Vou na casa de fulano(a) jogar guitar hero, quer vir?" E se a regra da aparência não serve para o sexo masculino, quem dirá para o feminimo! Ou então uma garota geek não pode ser vaidosa? Vou contar um segredo: Sabe aquela garota vaidosa da sua classe que não larga um espelho de bolsa? Bom, tome muito cuidado ao subestimar uma mulher. Porque, pode não ser comum, mas aquela garota pode ser uma nerd nata! Ela pode esconder dentro da bolsa o livro
"O Guia do Mochileiro das Galáxias". E não se esqueça: geeks tanto do sexo feminino quanto do masculino gostam de coisas de nerd, mas também não de tudo, obviamente. E não tem essa de que os homens nerds são mais inteligentes ou espertos do que elas, não!

Mas você ainda acha mesmo que todos os nerds usam óculos e conhecem tudo sobre programação? De acordo com pessoas que ajudam o dicionário virtual InFormal.com.br, pessoas estas que possuem concepções diferentes de denotar um nerd mas que acabam chegando num mesmo lugar, um nerd ou um geek é uma pessoa que se interessa por cultura geral, livros, tecnologia e não somente isso, mas que também sabe discutir sobre tais assuntos, expondo suas idéias e fatos.

Ter um Iphone, um Ipod, um Home Theater de última geração, ter uma coletânia de filmes de ficção científica na prateleira, uma tv LCD, memória RAM suficiente para armazenar o mundo dentro do computador, um canivete sempre no bolso ou na mochila. Só isso(ou tudo isso) basta para eu ser um nerd de mão cheia?
De fato, alguma coisa de nerd você tem. Porém não se esqueça de que ser um nerd não está somente no seu Iphone, nas roupas que você veste dizendo o quanto você é nerd, etc. É preciso mais do que isso. Você precisa ter um conhecimento geral sobre os mais novos 'trending topics'da tecnologia, incluindo computadores e derivados, sobre os mais novos recursos que a Ciência cria, precisa sempre estar lendo, escrevendo, desenvolvendo sua capacidade argumentativa, ou seja, não adianta usar um óculos fundo de garrafa que está na moda agora, inclusive, e sair dizendo por aí que você virou um nerd porque descobriu que seu QI é acima da média e que você adora ser nerd. Outra coisa importante essa do QI: nem todo nerd tem um QI elevado. Lembre-se!


Hey, você pode ser um nerd mas nem se deu conta disso, já parou pra pensar?

P.s.: De nada tem a ver isso com o assunto. mas quero agradecer novamente a Dulcinéa Cassis, pessoa com quem tive em tão pouco tempo uma "conexão bloguística" enorme e dizer que não foi à toa que seu livro acalentador veio parar em minhas mãos, ironicamente como foi, dentro de um lugar tão fútil. Só que desta vez, não quero agradecer ao livro. Mas à atenção dela para comigo, agradecer ao carinho, ao post em homenagem. Muito obrigada! Fico muito feliz, de verdade!

3 comentários:

Leandra N. Barcellos disse...

eu sou uma pseudo-nerd! se tivesse mais tempo disponível seria em tempo integral, but.. ahuehauehaue. Ótimo blog, Suh! :*

XenoWarrior disse...

Valeu pela mênção. Net sendo Net, postar com meu nick é mais nerd do que não!

Informação interessante: Gamer girls (que, apesar de não estar exatamente correto, são consideradas subsídio das garotas nerd) Fazem mais sexo do que as que não são. Nerds do mundo, tomem nota, vocês têm mais chances de conseguir um homem... (lol!)

e mais do que tudo: Ser nerd é ser auto-assumido, como patricinha, pop, ou emo. Não é pq te 'tacharam' que vc é. é perseguir o estilo de vida e os gostos gerais da cultura nerd. É saber onde comprar o melhor café, ser reconhecido na loja de informática do bairro, preferir 20 reais na saraiva a 50 na osklen. Não é ter o que é de nerd que te faz nerd, só te faz poser, e poser muito pior do que poser de patricinha, de emo, ou muitas outras tribos, pq é o poser mais facilmente desmascarado por verdadeiros nerds.

Mesmo assim, bom write-up, Suh.

Bella, a sua amiga de foruns disse...

Sinceramente? Achei que até metade desse ano eu tava virando burra. Por quê será? E você sabe disso Suh, maaaaaaano, eu começei a tirar notas horríveis e só fui mudar de escola que minhas notas ganharam vida e começou a revolução dos dez's. Sexta-feira eu tirei um 10, quinta 10 em Fisica, e sabe? Tem garotas na minha classe que diz "eu sou nerd porque só tiroo dez em tudo", de verdade? Acho nada a vê, pois bem, elas podem se matar de estudar naqueles livros mas por exemplo em computador, ou na vida real, demonstram não ter carater e não saber nada além de tirar 10, e não acho que só porque tirou "um dez" mede-se a sua capacidade, você tem que mostrar ao mundo quem você é o sua verdadeira inteligencia através de suas lutas, capacidades e fazendo o que realmente quer fazer.
AAAAAAAAAAAE, me inspirei master \o

Postar um comentário


Posto, logo existo Design by Insight © 2009