Tim Van Damme Inspired by Tim Vand Damme

Network

free counters

Blog

sábado, 19 de setembro de 2009

Livro de auto-ajuda?

Eu não ia a nenhum encontro terapêutico para me salvar(se é que eu realmente estava em apuros naquele momento). Fui ao salão dar um trato nessa cabeleira de volume intenso e cheia de cachos mal-definidos. Também pude acertar minha sombrancelha, que aliás, é bem cheia e eu gosto dela assim.

Até acabar a confusão do horário que uma moça havia confundido, não me encontrava reflexionando sobre nenhum temor ou insegurança, muito menos pensando em fontes de libertação para uma angústia recente, como livros de auto-ajuda ou relatos pessoais de mulheres que já passaram por poucas e boas na vida. O que eu realmente desejava era me sentir mais bonita para um motivo do qual não posso falar ainda, e sentir que gastei meu dinheiro por uma boa causa.

Fui com minha mãe ao salão, um salão deveras importante, caro em comparação aos demais da cidade, porém de alto nível, com excelentes profissionais, ótimos produtos, enfim, ótima qualidade. Informaram a ela, enquanto já sentia a região dos olhos dormentes devido aos puxões que recebia com uma pinça, sobre um livro que estavam dando quando a compra ultrapassava 70 reais. Como obviamente fui ali para caprichar, a minha iria passar com certeza. Pedi para que minha mãe se informasse melhor sobre o assunto do livro já que eu e minhas lágrimas estávamos bem ocupadas(para quem não sabe, é normal lacrimejar quando se mexe muito na área da sombrancelha, do buço, enfim, tudo está conectado no rosto. Nervos, gente!). Não lembro exatamente quando ela voltou já com o livro em mãos, já lendo a primeira página. Mas me recordo antes disso sobre um comentário de uma cabelereira. "É um livro que estão dando aqui e tem uma linguagem bem pra idade da sua filha, assim, jovem."

Hoje, dois dias depois, me pergunto se ela realmente leu o livro ou se só o julgou pela capa.

Independentemente da opção, o preocupante é se a dita cuja continua dando essa mesma informação para o consumidor. Afinal, qual mulher crescida iria querer levar um livro com linguagem adolescente? Pouquíssimas, muitas com o seguinte pensamento: Se é de graça, vale tudo. Além do mais, ler é bom. Ou então posso dar de presente pra minha filha, sobrinha, neta, etc. Não adianta disfarçar. De fato, é uma mentalidade corriqueira por aqui. Desconheço lá fora, mas tenho certeza de que a maioria das mulheres brasileiras sentem-se altamente atraídas por livros de auto-ajuda. Contudo, homens também. E se pelo menos o indivíduo tivesse o trabalho de ler a parte de trás de um livro, no caso, deste livro, veria que cometeu um grande erro.

Quando peguei para ler no próprio local, já pronta para lavar o cabelo, me dei conta de que algo estava conspirando ao meu favor. Como não as enxergamos, não sabemos exatamente como funcionam. Forças invisíveis existem sim. Se você não as sente ou nunca sentiu, é porque você realmente precisa buscar emoção em sua vida. Nós não a vemos, todavia sentimos que há algo no ar, não importa de onde estejam vindo. Elas nos pegam de surpresa, exatamente quando você não está pensando nisso. Os mais céticos como eu se perguntam se isso não foi por acaso, se perguntam mil vezes se não há uma outra explicação mais consistente, mas até mesmo nós concordamos que no mínimo existem momentos e situações favorecedoras.



É um livro de auto-ajuda? Não exatamente. Incrivelmente, para mim ele serviu como um. Melhor do que qualquer best-seller que promete mudar a sua vida, acredite. Acho que a simplicidade me encantou, o fato de não ser mais um livro-alvo da mídia. É gostoso de ler, servindo tanto para o público jovem quanto para o público adulto; poucas páginas e muita experiência numa linguagem sem muitos adornos, fácil de compreender, de assimilar.

É incrível como coisas simples podem, não digo mudar completamente nossas vidas, mas nos confortarem em certos momentos. Eu juro que iria começar a procurar um livro cobiçado no estilo The Secret para ler, pois passo por um momento bastante complexo em minha vida. Não sei se está livre de acontecer, mas vou tentar evitar ao máximo e tentar me sentir bem com o que já tenho em mãos(não só em relação ao livro e sim a tudo).

Será que o segredo de tudo está na simplicidade realmente? É isso o que vou buscar a partir de hoje.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário


Posto, logo existo Design by Insight © 2009